Comidas Mineiras - 11/02/2019 - 21:37

Tradicional Carne na Lata Mineira

Tradicional Carne na Lata Mineira

Minas Gerais é um estado rico em cultura, pontos turísticos e culinária. E justamente os sabores de Minas Gerais vem se popularizando em todo Brasil e hoje falaremos de um prato que vem ganhando força: a tradicional Carne na Lata.

 

Um Sabor Histórico 

A tradição da carne na lata é muito antiga e vem com os primeiros imigrantes europeus. Tomou força no Brasil nas “roças” no começo do século XX, pois naquela época para muitas pessoas as geladeiras eram novidade, muito caras e em alguns lugares do Brasil mal haviam chegado e para conservar alimentos se utilizam da gordura de porco.

O procedimento era bem demorado e trabalhoso naquela época. Todo o processo era feito no fogão a lenha e levava em média um dia para ser concluído.

Após a gordura ser separada da carne de porco era  frita  até adquirir um aspecto de óleo. Enquanto isso a carne era cozida. O responsável pelo condicionamento da carne então colocava a carne já cozida na lata e cobria com a gordura ainda quente.

Após esfriar a gordura ganha um aspecto cremoso e branco, estando assim pronta para conservar o alimento, o protegendo de agentes externos. Somente após o resfriamento total era possível fechar a lata.

O resfriamento levava em média uma noite inteira, e enquanto quente a lata era coberta por um pano.

E as latas?

As latas também tinham uma preparação especial, pois no geral as pessoas da roça reaproveitavam as latas que continham querosene que iluminava lamparinas e lampiões. Estas latas eram queimadas e em seguida lavadas para garantir que não restaria nenhum resíduo de querosene.

 

A carne durava meses sem nenhum tipo de resfriamento
no entanto, como consumir a carne na lata nos dias de hoje?

 

A carne na lata pode ser servida direto da própria lata, bastando apenas temperos básicos como alho, cebola e sal. Durante o processo de cozimento esta carne soltará bastante gordura, que será aproveitada em sua fritura.

Conclusão

Gostou da história da carne na lata? Uma receita que sem dúvidas, atravessou gerações e fez história nas roças brasileiras. Quer ter carne na lata e outros produtos mineiros maravilhosos na sua casa todo mês? Faça parte do nosso clube de assinaturas!

Este artigo teve como fonte os seguintes endereços:
https://www.coisasdaroca.com/tradicao/carne-de-lata.html

RECEBA EMAILS DELICIOSAMENTES MINEIROS!

Talvez você também goste:

Personalidades Mineiras Parte 1

Personalidades Mineiras Parte 1

Causo Mineiro - Luzinha da Quaresma

Causo Mineiro - Luzinha da Quaresma

Cervejas Artesanais Mineiras Bock

Cervejas Artesanais Mineiras Bock